14/9/2020

MUDANÇAS: WhatsApp começa a testar novas ferramentas no aplicativo

55356

O WhatsApp está preparando mudanças importantes no aplicativo. Apenas neste mês de setembro já entraram em testes ao menos quatro novidades no aplicativo – a lista preparada por Tilt ainda traz uma extra aguardada no app e que apareceu no fim de agosto.

Entre as novidades que surgiram neste mês em testes no aplicativo estão a volta do mais que aguardado Modo Férias – que ajudará muita gente a esconder chats no app -, mudanças na edição de imagens e até novos fundos de tela divertidos do mensageiro.

Confira abaixo mais sobre esses recursos em teste, que ainda não têm previsão de chegada a todos os usuários:

“Modo férias”

A funcionalidade deixará que o usuário arquive conversas com contatos ou grupos sem que elas voltem a aparecer na lista geral de chats quando alguém manda uma nova mensagem —ou seja, permite ao usuário esconder conversas da janela principal do app.

A mudança havia aparecido pela primeira vez em testes em 2018. Em 2019, foi modificada em novos testes, mas nunca mais reapareceu, o que fez muitos usuários suspeitarem de que o recurso havia sido abandonado pelo aplicativo.

O novo teste do WhatsApp, notado pelo site WaBetaInfo, mostra que os chats arquivados vão aparecer diretamente no topo dos chats dos usuários no aplicativo, como mostra a imagem abaixo.

Ao clicar nesta seção, haverá um novo botão chamado “notificações”. Lá você poderá escolher algumas configurações relativas às conversas e grupos arquivados.

Uma dessas escolhas é se você quer ou não receber notificação das conversas arquivadas. Atualmente, o usuário não tem escolha: ao arquivar uma conversa, ela voltará para a lista de chats principais sempre que houver novas mensagens —o arquivamento, na maioria das vezes, só serve para grupos que você não faz mais parte.

Outra função interessante das notificações é um recurso que arquivará uma conversa ou grupo automaticamente se não houver nenhuma interação nova no período de seis meses.

Edição de imagens

Também notada em testes pelo WaBetaInfo, uma mudança pode melhorar a edição de imagens diretamente no mensageiro. Novos recursos vão deixar a edição com elementos vistos nos Stories do Instagram – outra rede social do Facebook.

A novidade permitirá que você alinhe melhor elementos como texto, figurinhas e emojis ao editar, por exemplo, uma foto adicionando elementos visuais. Aparecerá na foto linhas mostrando onde está exatamente o alinhamento para você se guiar.

É um recurso bem parecido com o do Instagram – ao editar um story adicionando elementos, linhas coloridas aparecem na tela para você saber onde centralizar as edições.

WhatsApp mais colorido

Atualmente o WhatsApp já permite que você personalize o aplicativo com diversos temas. Dentro das configurações, existe uma opção em que você pode mexer na cor do fundo de tela das conversas com uma grande gama de variedade, mas isso está para mudar.

O novo recurso é chamado de “Doodle” do WhatsApp. Ao ativar esse recurso, o mensageiro projetará nesse fundo de tela pré-definido com cores vários rabiscos e desenhos discretos, deixando o fundo de tela menos sisudo.

Essa novidade já foi vista em testes pelo WaBetaInfo tanto na versão Android quanto na versão web do aplicativo.

Catálogo de negócios e ligação

Há ainda uma outra funcionalidade em testes, mas essa voltada para negócios. O WhatsApp planeja adicionar um botão de catálogo que leve para os itens vendidos por determinada conta comercial no mensageiro.

Esse ícone será colocado na barra superior do aplicativo, ao lado do botão de fazer ligações. Sendo assim, o WhatsApp passaria a se assemelhar cada vez mais com outros apps de vendas que mostram catálogos de produtos, como o iFood.

Dentro disso ainda rolará uma modificação do ícone de ligações. Ele passaria a ser único, representado por um desenho de telefone e um “+”. Ao clicar nele, o usuário poderá escolher se gostaria de fazer uma ligação em vídeo ou áudio – não teria mais um ícone para a chamada em vídeo e outro para a de telefone

Inicialmente, essa mudança notada pelo WaBetaInfo foi vista somente na página de negócios, mas pode ser levada também para o aplicativo geral.

Extra: armazenamento

Essa função deixará bem mais fácil liberar espaço do WhatsApp no celular. Inicialmente, os testes apontavam que essa ferramenta contaria com filtros para você distinguir os arquivos baixados no WhatsApp como por tamanho, por itens encaminhados e por aí vai. No entanto, como mostra a imagem abaixo, o novo recurso vai além.

A primeira coisa que dá para notar é a barra que mostra o uso de armazenamento do app —e o quanto as mídias recebidas e enviadas tomam desse armazenamento. É um elemento visual bem parecido ao que iPhones e celulares Android já contam nas configurações.

Além disso, o próprio aplicativo passará a dar sugestões de limpeza para eliminar arquivos desnecessários e, assim, ganhar mais espaço no celular. É uma solução semelhante ao que o iOS, por exemplo, faz.

Um dos itens indicados é “arquivos encaminhados”. Outro mostra diretamente os maiores arquivos baixados no WhatsApp e que o usuário pode optar por limpar. Mais abaixo, o usuário já poderá ver os chats em ordem dos que ocupam mais espaço no aplicativo, como já ocorre atualmente.

Tudo isso deve mudar radicalmente a interface para usuários eliminarem arquivos do celular —e, ainda, tornar o processo menos complicado.

Portalpatos

Fonte: ExpressoPB

Comentários


Estúdio e Redação

Cels - 9.9831.0065 | 9.8863.5204 | 9.8105.1022
email: mariolocutor@gmail.com | mauricio@portalpatos.com
Portalpatos.com ® - 2006 - 2020 | Todos os direitos reservados