09/05/2024
João Pessoa registra redução no número de novos casos notificados de arboviroses João Pessoa registra redução no número de novos casos notificados de arboviroses
67128

Em março de 2024, foram notificados 2.758 casos de arboviroses na Capital, enquanto no mês de abril, o número reduziu para 950 casos notificados

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa informou, nessa terça-feira (7), que a capital paraibana registrou uma redução no número de novos casos de dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

 

Em março de 2024, foram notificados 2.758 casos de arboviroses na Capital, enquanto no mês de abril, o número reduziu para 950 casos notificados. Da mesma foram, os casos de chikungunya também diminuíram, de 118 para 35; assim como as notificações de zika que reduziram de 11 para dois casos de um mês para o outro.

De acordo com a Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS, mesmo com a redução de novos casos, é importante permanecer com os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor das arboviroses e, consequentemente, manter os casos controlados.

Apesar da redução do número de ocorrências relacionadas a arboviroses em João Pessoa, a Paraíba já ultrapassou 9 mil casos prováveis de dengue em abril deste ano. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o estado saiu dos 3.626 casos em 2023 para 9.185 este ano, um aumento de 150%.

Além disso, houve 63% de crescimento nos casos de chikungunya, de 662 casos para 1.082. Já em relação a zika, o aumento foi de 5%, já que no ano passado foram registrados 60 casos e este ano 63.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O BOLETIM COMPLETO

Prevenção 

Os agentes de endemias da Prefeitura de João Pessoa realizam visitas educativas e preventivas às residências e estabelecimentos comerciais para orientações e combate às arboviroses, fazendo inspeções de combate a focos de dengue em áreas consideradas de risco para se tornarem possíveis criadouros do mosquito, a exemplo do Distrito Mecânico, cemitérios, borracharias, reciclagens, parques e locais públicos.

Potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti podem ser eliminados com ações simples da população como colocar telas em portas e janelas; descartar adequadamente objetos em desuso, deixando o quintal sempre limpo; tirar a água dos pratos de plantas, colocar garrafas vazias de cabeça para baixo; tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água limpa.  

Denúncias

Para que a população possa denunciar possíveis focos do agente transmissor de doenças, a SMS disponibiliza dois canais de atendimento. A denúncia pode ser realizada através do Disk Dengue, que atende no número 3213-7781 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.

A população também pode denunciar por meio do WhatsApp ‘Xô, Aedes’, onde também é possível tirar dúvidas sobre prevenção, sintomas e locais de atendimento. O horário é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e aos sábados das 8h às 11h30, através do número (83) 98825-0549.

Imunização

A Prefeitura de João Pessoa retomou, nessa segunda-feira (6), a vacinação contra dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que precisam iniciar o esquema vacinal com a primeira dose do imunizante.

A campanha teve início no dia 19 de fevereiro e quem iniciou o esquema vacinal nesse dia poderá completar com a segunda dose a partir de 18 de maio. Em João pessoa já foram aplicadas 17.123 doses, o que representa 31,41% da população elegível a vacinação. 

Serviço

Em casos de sintomas de arboviroses, os pacientes devem se dirigir a sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência. Se os sintomas são mais agudos, podem procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou o Hospital Municipal do Valentina (HMV), no caso de crianças.  

Portalpatos

Fonte: Portal Correio

Comentários


Equipe Portalpatos
mario
  • Mário Frade
  • Jornalista

mauricio
  • Mauricio
  • Full-Stack
  • Designer Gráfico