17/12/2025
MPF denuncia homem suspeito de praticar e incentivar preconceito contra mulheres ciganas nas redes sociais MPF denuncia homem suspeito de praticar e incentivar preconceito contra mulheres ciganas nas redes sociais
foto 71995

Homem vai responder pelo crime de indução ou incitação ao preconceito de raça

A Justiça Federal na Paraíba aceitou nesta quarta-feira (17) uma denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra um homem acusado de praticar e incentivar discriminação e preconceito contra mulheres ciganas nas redes sociais.

De acordo com o MPF, o caso aconteceu em 2022, quando ele publicou um vídeo que mostrava duas mulheres ciganas sendo agredidas por pessoas no Centro de João Pessoa. A postagem foi acompanhada de uma legenda ofensiva e discriminatória.

Para o Ministério Público Federal, a publicação expôs as vítimas à humilhação pública e reforçou preconceitos históricos contra o povo cigano, estimulando a discriminação e a violência simbólica e social.

O documento também chama atenção para a leitura de mãos, segundo o MPF, ao tratar a prática de forma pejorativa e associá-la à fraude, a publicação reforça estereótipos negativos e deslegitima expressões culturais que fazem parte da identidade desses povos.

O homem vai responder pelo crime de indução ou incitação ao preconceito de raça, etnia, religião, com pena podendo chegar a cinco anos, além de multa, por se tratar de um crime cometido com o uso de plataformas digitais.

Portalpatos

Fonte: Portalcorreio

Comentários

Equipe Portalpatos
mario
  • Mário Frade
  • Jornalista

mauricio
  • Maurício
  • Full-Stack
  • Designer Gráfico