Os alimentos que ingerimos ao longo da vida impactam diretamente o funcionamento dos nossos principais órgãos. Por esse motivo, na prevenção e no tratamento de doenças e condições nefrológicas, a alimentação interfere na saúde dos rins. Na prática, isso significa que devemos conhecer quais alimentos fazem bem ou mal para o funcionamento dos rins, quais deles devem ser excluídos da dieta ou consumidos com moderação.
Qual a função dos rins?Quando você pensa na função dos rins, o que vem à mente? Se a resposta foi filtrar o sangue e eliminar toxinas, você acertou. Mas, saiba que a função desses pequenos órgãos que medem, aproximadamente, 12 centímetros e 150 gramas, também inclui:
Neste cenário, saber como a alimentação interfere na saúde dos rins é importante porque o que comemos impacta diretamente na forma como os rins funcionam, na prevenção de doenças e ainda no tratamento de doenças que afetam os rins.
E por falar em doenças que afetam os rins, antes de falarmos especificamente sobre como e quais alimentos impactam a saúde desses órgãos, saiba que os rins podem ser afetados por cálculos renais (pedras nos rins), infecção renal, cistos, câncer e insuficiência renal.
Alimentação e saúde dos rins: o que pode e o que não pode?Para preservar a saúde dos rins, o ideal é ter uma alimentação saudável, balanceada e moderada, incluindo frutas, legumes e verduras, evitando ultraprocessados e ingerindo água de forma suficiente para ajudar no funcionamento dos rins.
Em relação aos alimentos que prejudicam o funcionamento dos rins quando consumidos em excesso ou durante o tratamento de doenças renais, destacam-se os alimentos ricos em sódio, colesterol, potássio e triglicérides.
Alimentos ricos em sódioEmbutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outros ultraprocessados são alimentos ricos em sódio e figuram entre os alimentos que prejudicam os nossos rins de forma mais severa.
Alimentos gordurososOs alimentos ricos em gordura animal, incluindo óleo de coco, oleo de palma, frituras, ultraprocessados, banha, queijos amarelos, carnes gordurosas, entre outros, são ricos em gordura saturada que, em excesso, também interfere negativamente na saúde dos rins.
Alimentos ricos em carboidratos simplesA ingestão de massas, pães, alimentos com muito açúcar, deve ser controlada, principalmente em casos de pessoas portadoras de algum grau de resistência à insulina. O diabetes e a glicemia alterada a longo prazo são um dos principais motivos de falência renal.
É importante ressaltar que na prevenção ou no tratamento de doenças nos rins, a estratégia nutricional adotada deve ser acompanhada por um nutricionista especializado.
Fonte: diananutricionista.com.br