Atividade acontece dentro da programação da 1ª Feira de Energias Renováveis da Paraíba
Uma capacitação inovadora está sendo desenvolvida em pleno sertão da Paraíba. É o Bootcamp Virtus CC, que acontece nesta sexta-feira (22), dentro da 1ª Feira de Energias Renováveis da Paraíba, na cidade de Sousa. Empresas variadas do setor estão mostrando as novidades aos consumidores. A Feira começou ontem e encerra nesta sexta, com participação de centenas de visitantes, como prestadores de serviços e instituições tecnológicas desse setor. Como parceiro, o Sebrae/PB entrou com a realização de capacitações inovadoras, como o Bootcamp.
A Feira conta com exposição de produtos, tecnologias e serviços, que demonstram o potencial e as oportunidades desse mercado em crescimento. O foco do desafio para estudantes e profissionais são Energias Renováveis, por isso, o Bootcamp mobilizou os atores do ecossistema de Inovação DinoValley.
O Sebrae ainda articulou empresas do segmento, ofertou o apoio logístico com estrutura e ocupou espaço para orientações ao público num stand. A gestora do Hub DinoValley, Juliene Fernandes, da agência do Sebrae em Sousa, disse que a Feira de Energias Renováveis é uma parceria com a UEPB, polo Sousa.
“Essa é uma iniciativa pioneira para impulsionar a cultura inovadora no segmento em Sousa e região. Na programação está acontecendo o bootcamp, que reuniu cerca de 40 jovens estudantes e profissionais das áreas de tecnologia, negócios e energias renováveis, tendo como principal objetivo a geração de startups com soluções para a área. A ideia é que os negócios e soluções criados durante o evento possam ter continuidade, transformando-se em startups capazes de entrar no mercado, tanto local quanto global, fortalecendo o ecossistema de inovação e desenvolvimento sustentável”, afirmou.
A Feira é de grande importância para o desenvolvimento e fortalecimento do setor de energias sustentáveis na região de Sousa. Segundo a gestora Juliene, haverá soluções que aumentem a eficiência e a integração de fontes de energia renovável, como solar, eólica e biomassa. Os projetos incluem sistemas de armazenamento de energia, redes inteligentes (smart grids), otimização da geração distribuída e soluções de gestão de energia.
Bootcamp O desafio que está em andamento na Bootcamp é tornar as energias renováveis mais acessíveis, eficientes e confiáveis. Além de ser uma vitrine para novas soluções, o evento será um espaço de capacitação, promovendo palestras, workshops e debates com especialistas da área. O networking entre profissionais, empreendedores e estudantes será estimulado, gerando integração entre diversos atores do setor. A Feira também terá um papel crucial na profissionalização do segmento, possibilitando a troca de experiências e conhecimento técnico entre os participantes.
Para um dos mentores, Arthur Levi da Costa Bezerra, do Senai, é satisfatório participar de um evento voltado aos temas da Engenharia. “É muito bom participar da 1ª Feira de Energias Renováveis da UEPB. Contribuir com jovens que estão pulsando criatividade e inovação, é o que dá sentido a nossa missão como educadores. Já o bootcamp é uma imersão incrível para que eles possam planejar, prototipar e apresentar aquilo que podem vir a ser grandes soluções e grandes negócios”, concluiu.
Portalpatos
Fonte: Wscom