segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020
21/01/2020

Dois irmãos morrem afogados em açude na zona rural de Santana dos Garrotes


Bombeiros 4ª Companhia Independente, com sede na cidade de Itaporanga-PB, receberam um chamado, nesta segunda-feira (20), por volta das 13h, para atender a uma ocorrência de afogamento, no sítio Maracujá de cima, município de Santana dos Garrotes. 

O Oficial de operações da 4a CIBM, tenente André Lins, contou que ao chegarem no local indicado, depararam-se com os corpos de Fernandes Agostinho Martins, 18 anos e Eloísa Vitória Agostinho Martins, 12 anos, submersos no açude da pequena propriedade rural, e que imediatamente providenciaram o resgate como, também, o isolamento da área até a chegada da perícia para a remoção dos corpos para o IML.

“Os familiares disseram que eles saíram para fazer umas fotos com um grupo de amigos no açude e que, possivelmente, Fernando teria escorregado e como não sabia nadar começou a afundar. Vendo a cena, Eloísa foi tentar socorrer o irmão, mas acabou sendo puxada por ele para dentro do açude, onde os dois acabaram morrendo afogados”, contou o tenente Lins.

DICAS DE SEGURANÇA

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba orienta à população quanto aos procedimentos que devem ser tomados para minimizar as ocorrências de afogamento nesse período chuvoso. Segundo o coronel Saulo Laurentino, comandante do 3º Comando Regional de Bombeiro Militar, o banhista que vai procurar o meio aquático para realizar qualquer tipo de recreação deve estar consciente das suas habilidades e limites.

“É importante evitar tomar banhos em locais com correntezas, obstáculos e nas proximidades de desembocaduras de rios; o banhista deve evitar ainda mergulhos em locais próximos as rochas e ter cuidado com superfícies escorregadias e cortantes; não é demais lembrar que se deve ter atenção redobrada com as crianças que representam um número significativo nos registros de afogamento então é importante que o adulto indique e delimite uma área segura e nunca deixe essas crianças de desacompanhadas”, alertou o comandante Saulo Laurentino. 

Antes de qualquer procedimento, quanto à afogamentos, ligue 193 e acione o Corpo de Bombeiros. Outras dicas de segurança, acesse: www.facebook.com.br/3crbmpb

Portalpatos

Fonte: Por Misael Nóbrega

portalpatos